Murta-de Cheiro ou Dama da Noite – utilizada como arvoreta, cerca-viva ou bonsai

170208-murta-de-cheiro-como-cuidar-horto-rj-cerca-viva-face

A Murta-de-Cheiro é originária da Índia. É popularmente conhecida como Murta-de-cheiro, Dama-da-noite, Jasmim-laranja, Murta, Murta-da-índia, Murta-dos-jardins. É uma planta de sol ou meia-sombra e apresenta certa resistência ao frio, mas não a geadas.

Esta planta oferece flores pequenas, brancas ou de cor creme, podendo florescer a maior parte do ano.

A Murta é considerada por alguns arbustos, por outros arvoreta. Caso plantada diretamente no solo, pode alcançar até 7 metros de altura, logo uma arvoreta. Entretanto esta planta também é muito utilizada para cercas-vivas, pois possui ramagem lenhosa e muito ramificada. Ela oferece crescimento rápido quando nova e mais lento quando madura, o que facilita muito a manutenção das cercas-vivas. Por aceitar bem a poda também é utilizada para bonsais.

1754943

As murtas-de-cheiro podem sofrer com pulgões e cochonilhas, por isto pode ser interessante plantar no jardim espécies que atraem joaninhas.

 

Atenção! Esta planta não é indicada para locais rurais ou caso tenha frutíferas cítricas em seu jardim. Ela pode ser hospedeira do psilídeo Diaphorina citri, transmissor do Greening (doença que acomete frutíferas cítricas e é causada pela bactéria Candidatus Liberibacter americanus).

Heirloom-Orange-Jasmine-Shrub-with-Fragrant-White-Flower-Seeds-20-Seeds-Pack-font-b-Murraya-b

Existem diversas histórias com a murta na mitologia grega onde era dedicada às deusas Vênus e Afrodite. No Antigo Testamento, as noivas usavam também grinaldas de murta.

Conhece alguém que gostaria desta planta? Envia a ficha!
murta-de-cheiro-como-cuidar-horto-rj-cerca-viva-ficha

 

Categoria: Como Cuidar, Produtos.  |  Link permanente.

Deixe seu comentário

Campos obrigatórios são marcados com *
O seu email não será publicado junto ao comentário