Fibonacci: A Matemática na Natureza

161108-fibonacci-curiosidades

A sequência de Fibonacci é uma sequência de números, onde o número 1 é o primeiro e segundo termo da ordem e os demais são originados pela soma de seus antecessores, como vemos abaixo:

1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, 4181…

O que torna esta sequência, uma descoberta especial, é a sua ligação com os fenômenos da natureza e o valor aproximado da constante 1,6 (quociente da divisão entre um número e seu antecessor na sequência, a partir do número 3).

eHWK9

Esta equação foi estudada por Leonardo de Pisa, conhecido como Fibonacci e é conhecida como “Equação áurea” ou “Retângulo áureo”. É possível ver o quanto a equação áurea está presente na natureza aplicando o retângulo áureo.

Bromelia fibonacci

Designers, arquitetos, artistas utilizam a sequência de Fibonacci para obter resultados extremamente agradáveis aos olhos. O mais fascinante é que a natureza já apresenta esta sequência em diversas formas, todas muito belas.

fibonacci_echeveria

girassol

Até o crescimento das plantas, em espiral ou não, segue a sequência de fibonacci.crescimento espiralcrescimento plantas fibonacci

Agora é só observar suas plantas. Você ficará perplexo em como encontrará a equação áurea na natureza!  Nos conte onde mais você encontrou a sequência de Fibonacci!

leavesGoldenRatio

 

Categoria: Curiosidades  |  Tag: , , .  |  Link permanente.

2 Comentários para ’Fibonacci: A Matemática na Natureza

  1. Mírian dos Santos comentou:

    Tenho um limoeiro (limão siciliano) plantado em vaso, que cultivei desde a semente. Cresceu muito bem, porém sem galhos. Está com um metro de altura, mas crescendo sem ramificações. Só tem o tronco e folhas.

    • Acácia Garden Center comentou:

      Mírian,
      infelizmente apenas mudas enxertadas e de boa procedência darão frutos.
      Atenciosamente,
      Acácia Garden Center

Deixe seu comentário

Campos obrigatórios são marcados com *
O seu email não será publicado junto ao comentário