Planta gera sementes parecidas com fezes para garantir sobrevivência da espécie

Inúmeras plantas precisam de ajuda para se propagar.  Algumas recorrem somente ao vento ou água para serem levadas, outras são ingeridas por pássaros e saem junto com suas fezes para depois germinar. Já a planta Ceratocaryum argenteum, segundo pesquisadores sul africanos, precisa enterrar suas sementes e engana insetos para enterra-las.

A planta produz sementes parecidas com fezes de antílopes. Escaravelhos conhecidos como “rola-bosta”, confundem as sementes, especiamente devido ao seu odor, e as enterram no solo para depois comê-las e depositar ali seus ovos. Quando percebem o engano, os escaravelhos deixam as sementes enterradas e continuam com sua rotina.

Segundo os pesquisadores, isto não atrapalha o desenvolvimento destes insetos pois a planta produz sementes somente algumas semanas por ano.

Sementes em geral não possuem cheiro justamente para evitar serem percebidas e ingeridas por animais, mas é justamente o oposto, utiliza o odor para se propagar. Segundo os pesquisadores o odor das sementes é tão forte que mesmo após 9 meses da pesquisa ainda é possível sentir o odor das mesmas.

A natureza é sábia ou não é?

151013-planta-produz-sementes-parecidas-com-fezes-plantas-jardinagem-paisagismo-acacia-garden-center-horto-rj-chacara

Fonte:
Nature World News
BBC Brasil

Categoria: Curiosidades  |  Tag: .  |  Link permanente.

Deixe seu comentário

Campos obrigatórios são marcados com *
O seu email não será publicado junto ao comentário